A DESCOBERTA

Em 1999, o empresário Dagoberto Genésio teve a grata surpresa de achar uma lagoa pleistocênica soterrada aproximadamente há 12 mil anos, juntamente com a lagoa foram achados inúmeros fósseis de animais pré-históricos.

O jazido fossilífero do Centro Turístico e Cultural Mastodonte – localizado em “Lagoa de Dentro” – Distrito de São José da Mata – Campina Grande – Paraíba, é um dos representantes mais significativos de depósitos de fósseis do Pleistoceno (período das glaciações) no Brasil.

OS ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS

Várias espécimes foram catalogadas, sobretudo de mamíferos de grande porte e em estado de preservação notável.

Entre os animais pré-históricos identificados na “Lagoa de Dentro” estão a Preguiça-Gigante (Eremotherium Laurillardi – Lund), o Tigre-Dente-de-Sabre (Smilodon Populator – Lund), o Gliptodonte (Panochtus Greslebini – Castellanos sp), o Litopterno (Xenorhinotherium Bahiense – Cartelle & Lessa), o “Hipópotamo” (Toxodon Platensis – Owen) e o Mastodonte (Haplomastodon Waringi – Holland).

O MUSEU

Por sua vez, o Museu de História Natural Sargento Genésio vem por apresentar esses achados singulares para toda a sociedade. Sendo um produto do Instituto Cultural Dona Carminha esse tem por intuito expandir o interesse pela História local, bem como, mostrar um mundo ainda desconhecido para a maioria da população, através de exposições e palestras. A pesquisa será um fator a ser incentivado pelo Museu, visando o aperfeiçoamento dos profissionais da área de Arqueologia, Paleontologia e História.